Visita a Torre de Bollingen
Bolligen Tower -
Em 1922 Jung comprou um terreno à beira do Lago de Zurique após a morte de sua mãe.
A partir de então passou a construir uma torre redonda de dois andares.
Uma construção de pedra, rústica, que não tinha eletricidade, sem aquecimento central, sem telefone e sem água corrente. Tinha apenas um poço de água e um fogão a lenha.
Várias adições a esta torre foram construídas em 1927, 1931 e 1935, resultando em um prédio que tem quatro partes conectadas.
Jung costumava passar vários meses durante o ano em sua torre de Bollingen que foi local de retiro, meditação e experimentação pessoal.
Lá, em contato com a natureza, Jung passava seus dias esculpindo e pintando pedras, lendo, cortando lenha e fazendo outras atividades do dia-a-dia como tirar água do poço e cozinhar.
Em 1933, Jung passeava perto do lago e viu uma serpente engolindo um peixe. Segundo seus descendentes este fato foi considerado por ele como uma sincronicidade.
Na época estava estudando a relação entre Cristianismo (peixe) e Alquimia (serpente). Este fato o impressionou tanto que resolver esculpir em uma das pedras que serviu como base para sua construção.
Em 2013 tive o privilégio de visitar o local e conversar com seu neto.
Apesar do verão, foi um dia muito frio e tivemos que ficar perto do fogo para nos aquecer e escutar as histórias contadas pelo seu neto!
O lugar continua rústico, sem luz e água corrente, exatamente como Jung queria.
Um local mágico!
Essa visita ficará para sempre em minha memória!